10 DOCUMENTÁRIOS SOBRE CRIMES REAIS PELO MUNDO

Conheça longa-metragens que documentam e detalham casos criminais reais que ocorreram em diversas partes do mundo, envolvendo atentados, homicídios, desaparecimentos, sequestros, injustiças e outras atrocidades.

Obras cinematográficas que retratam ou se baseiam em casos reais sempre foram muito bem repercutidos pelo mundo e, por isto, o número de produções do gênero vêm crescendo ainda mais. Acontecimentos que envolvem crimes geralmente costumam prender a atenção dos espectadores com mais facilidade, já que afloram emoções e geram reflexões acerca do mundo e da realidade em que vivemos.

Alguns documentários mais famosos no gênero são: Tiros em Columbine (2002), Mentes Diabólicas (2006), Making a Murderer (2015), O Desaparecimento de Madeleine McCann (2019), e O Caso Gabriel Fernandez (2020). Destacam-se também os longas brasileiros que retratam grandes casos criminais ocorridos no país: Ônibus 174 (2002), Quem Matou Eloá? (2015), e Marielle – O Documentário (2020).


Para quem se interessa no gênero, tanto para estudo, como reflexão, ou até mesmo curiosidade, o NÃO ÓBVIO listou documentários, disponíveis nas plataformas de streaming, que possuem como tema principal a evidenciação de provas, fatos e relatos de crimes reais que ocorreram pelo mundo. Confira:

ALERTA DE GATILHO: Os resumos, trailers e as próprias indicações possuem conteúdos que podem estimular a sensibilidade do telespectador. Além disso, segundo a classificação indicativa, temas que retratam a violência não devem ser recomendados para menores de 16 anos.

VEJA TAMBÉM: o documentário Ônibus 174, sobre o qual já falamos na lista de filmes nacionais para além da comédia.

1. 13 de Novembro Terror em Paris


Terror em Paris é um documentário em forma de minissérie sobre os ataques terroristas que ocorreram em 13 de novembro de 2015 na cidade — e repercutiram pelo mundo. São 3 episódios de aproximadamente 50 minutos cada que reconta o momento de angústia e retratam os fatos por meio dos relatos de sobreviventes, policiais e demais integrantes das equipes de emergência.

Relembre o caso: A noite de 13 de novembro de 2015 foi longa para os moradores da capital francesa, e definitivamente jamais será esquecida. Os ataques ocorridos por terroristas islâmicos envolveram fuzilamentos em massa, atentados suicidas, explosões e uso de reféns. O pior atentado da noite aconteceu no teatro Bataclan, onde 89 pessoas foram fuziladas e várias outras foram feitas de reféns durante a madrugada. Ao todo, 130 pessoas morreram, além dos 7 terroristas, e mais de 350 pessoas ficaram feridas.

☌ Onde Assistir: Netflix
☌ Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2018
☌ Direção: Gédéon Naudet, Jules Naudet
☌ Nacionalidade: Francesa

2. The Keepers


Esta série documental de 7 episódios conta o caso não solucionado de desaparecimento e assassinato da freira e professora Catherine Cesnik em 1969. O fato ocorreu na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, e foram suas alunas que abriram o pedido de investigação que levaram à descoberta de segredos da Igreja que envolvem abuso e mais uma série de crimes na cidade. A série detalha o caso e mostra as pistas arquivadas com fotos, matérias, testemunhos, diagramas, e mais.

A Irmã Cathy era muito querida por todos. Ensinava Inglês e Teatro na escola católica para meninas Archbishop Keough High School. E com apenas 26 anos, no dia 7 de novembro de 1969, desapareceu misteriosamente. Seu corpo foi encontrado dois meses depois, em 3 de janeiro de 1970. Mas até hoje o culpado do assassinato e seus motivos ainda são uma icógnita.

☌ Onde Assistir: Netflix
☌ Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2017
☌ Direção: Ryan White
☌ Nacionalidade: Estadunidense

3. Tower


Tower é um documentário de animação baseado no artigo “96 minutos”, escrito por Pamela Colloff para a revista Texas Monthly em 2006, e retrata os tiroteios que ocorreram em 1° de agosto de 1966 em Austin: um homem armado subiu ao vigésimo-sétimo andar da torre da Universidade do Texas e abriu fogo durante 96 minutos, matando 16 pessoas e ferindo mais de 30 vítimas.

A obra combina imagens arquivadas com animação rotoscópica e compartilha histórias pessoais não contadas daquele dia por testemunhas, sobreviventes, e heróis. Foca apenas nos relatos, ações e sentimentos envolvidos naquela manhã, sem protagonizar o atirador Charles Whitman. Apesar do tipo de fotografia, possui uma linguagem cinematográfica bem realista, dinâmica e cativante, que prende a atenção do telespectador e o leva a diversas reflexões.

☌ Onde Assistir: Netflix
☌ Duração: 1h38min
☌ Lançamento: 2016
☌ Direção: Keith Maitland
☌ Nacionalidade: Estadunidense

4. O Monstro ao Lado


John Demjanjuk é um ucraniano que vive em Cleveland desde a sua aposentadoria, porém foi levado a Israel para um julgamento, acusado de ser o infame guarda e operador de câmara de gás de um campo de extermínio nazista conhecido como “Ivan, o Terrível”. Ele nega e alega ser confundido.

A série acompanha todo o processo judicial em cinco episódios, que incluiu dois julgamentos estendidos entre os anos de 1986 a 2009 e apresentou várias reviravoltas e falhas da justiça, o que divide o espectador. Além disso, mostra como a participação da mídia, a pressão popular e a polarização podem impactar em casos deste gênero.

☌ Onde Assistir: Netflix
☌ Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2019
☌ Direção: Daniel Sivan, Yossi Bloch
☌ Nacionalidade: Estadunidense

5. Prescrição Fatal


Mais conhecido pelo seu título em inglês, The Pharmacist, o documentário dividido em 4 episódios e recém-lançado pela Netflix. Retrata a história de Dan Schneider, um farmacista e super-herói real que decide investigar o assassino do seu filho e levá-lo a justiça.

Em 1999, Danny foi morto em um tiroteio ao comprar crack em Nova Orleans. A decisão de Dan ocorreu pelo mesmo notar uma negligência por parte da polícia não apenas no inquérito do filho, mas em outros casos semelhantes relacionados à drogas na cidade.

Algum tempo depois, um grande número de jovens aparentemente saudáveis começaram a visitar a sua farmácia com prescrições de altas doses de OxyContin, indicado para o tratamento de dores moderadas a severas com potência é duas vezes superior a da morfina. Isso o levou investigar também um famoso médico prolífico.

☌ Onde Assistir: Netflix
☌ Duração/Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2020
☌ Direção: Jenner Furst, Julia Willoughby Nason
☌ Nacionalidade: Estadunidense

6. Eu Te Amo, Agora Morra: O Caso Michelle Carter


“Eu Te Amo, Agora Morra” é baseado no caso do adolescente Conrad Roy, encontrado já falecido em seu carro por asfixia do gás monóxido de carbono. A história ficou bizarra após a polícia começar as investigações e descobrirem que a sua própria namorada pode ter o incentivado a se matar.

O motivo da suspeita aconteceu quando vasculharam as suas redes sociais e descobriram que ela é obcecada pela série “Glee”, principalmente pela protagonista Lea Michele. E quando Cory Monteith, namorado de Lea – na vida real e na trama, morreu de overdose em 2013, Michelle passou a enviar mensagens a Conrad com apelos para que ele tirasse a própria vida.

O documentário mostra, então, todo o processo do julgamento de Michelle, que foi acusada de homicídio involuntário. Com depoimentos de família, amigos e outros afetados pelo caso, transmite ao espectador o questionamento acerca do que aconteceu.

☌ Onde Assistir: HBO GO (Dividido em: Parte 1 e Parte 2)
☌ Duração: 2h18min
☌ Lançamento: 2019
☌ Direção: Erin Lee Carr
☌ Nacionalidade: Estadunidense

7. 3096 Dias De Cativeiro


Em 1998, aos 10 anos, Natascha Kampusch foi sequestrada e mantida em cativeiro por Wolfgang Přiklopil durante 8 anos. O caso, que é um dos mais longos da história, aconteceu em Viena, na Áustria, e sua história foi documentada no filme 3096 Dias De Cativeiro, que utilizou a autobiografia literária da própria Natascha na construção do seu roteiro.

A obra detalha seus dias como menina livre, o momento do seu sequestro, como foi o período em que viveu isolada em cativeiro, sua relação com o sequestrador abusivo, até a sua fuga e readaptação à sociedade já em liberdade e como adulta. Foi bem criticada pela atuação, roteiro, fotografia e por transmitir realismo e sentimentos diversos aos espectadores em suas cenas.

☌ Onde Assistir: Google Play Movies e Claro Vídeo
☌ Duração/Número de temporadas: 1h51min
☌ Lançamento: 2013
☌ Direção: Sherry Hormann
☌ Nacionalidade: Alemanha

8. Sombras da Verdade


Sombras da Verdade é uma minissérie documental Israelense que analisa o caso de Tair Rada, uma menina de 13 anos que fora assassinada em 2006 e teve o seu corpo encontrado no banheiro da escola onde estudava, além do julgamento e condenação de Roman Zadorov, imigrante ucraniano acusado de ser o assassino da jovem.

São quatro episódios onde cada um explora um aspecto diferente do caso: a investigação da polícia, a defesa de Zadorov, a teoria da conspiração que surgiu nas redes sociais e o testemunho inédito de um cara que contou a polícia em 2012 que a sua ex-namorada confessou o crime à ele no dia do acontecimento. Quatro lados com uma verdade que nunca será revelada, mas que deixam quem assiste convicto de pelo menos uma delas.

☌ Onde Assistir: Netflix
☌ Duração/Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2016
☌ Direção: Ari Pines, Yotam Guendelman
☌ Nacionalidade: Israelense

9. The Jinx: A Vida e as Mortes de Robert Durst


Documentário exclusivo da HBO que relata a vida reclusa do herdeiro imobiliário Robert Durst, investigado pelo cineasta Andrew Jarecki. Além de The Jinx, ele também dirigiu o filme All Good Things (2010), que foi inspirado na própria biografia de Durst e foi o motivo pelo qual o próprio telefonou Jarecki oferecendo uma entrevista, que gerou a série.

Com seis episódios que intercalam a entrevista com a investigação do desaparecimento da sua esposa, Kathie, a execução da sua amiga e escritora Susan Berman, e a morte e desmembramento do seu vizinho, Morris Black. Os três crimes não haviam sido solucionados, apesar de ter Durst como principal suspeito. Porém, o documentário ganhou uma maior notoriedade um dia antes do seu episódio final ser exibido: quando Durst foi preso pelo assassinato de Susan.

☌ Onde Assistir: HBO GO
☌ Duração/Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2015
☌ Direção: Andrew Jarecki
☌ Nacionalidade: Estadunidense

10. Don’t F**k With Cats: Uma Caçada Online


Um dos 5 principais documentários da Netflix assistidos em 2019, Don’t F**k With Cats trata, como diz o seu subtítulo, de uma caçada online feita por uma série de pessoas após atos de crueldade contra gatos cometidos, filmados e publicados pelo canadense Luka Magnotta, que também assassinou o estudante internacional chinês Jun Lin.

Os internautas, chocados, tentavam descobrir a verdadeira identidade de Luka, que gostando da atenção e exposição, começou a publicar ainda mais vídeos, até cometer o homicídio. Possui apenas três episódios que levam a reflexões sobre cultura e exposição nas redes sociais, mentes perturbadoras, e a perigosa vida no submundo da internet.

☌ Onde Assistir: Netflix
☌ Duração/Número de temporadas: 1
☌ Lançamento: 2019
☌ Direção: Mark Lewis
☌ Nacionalidade: Britânico

Autor: Stephanie Vasques • @omundoporste

Futura administradora, blogueira e viajante nas horas vagas, a Ste é apaixonada por tudo que envolva cultura. É dona do Não é Berlim, onde compartilha todas as suas experiências pelo mundo afora. E quando não está em alguma viagem, vira turista na própria cidade.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: