Não é à toa que representações diversas das cidades pulsam tanto em obras de fotógrafos, escritores, atores e outros artistas. Elas falam com qualquer um que passa. Por meio das suas ruas, artes que surgem em diferentes cantos, fachadas, muros, praças, monumentos e construções, a cidade conta histórias, narra casos, escuta, pinta imagens, cria sentidos e significados.
Não é difícil encontrar, por exemplo, filmes que chegam a ter a cidade para muito além de um simples cenário. Ela se transforma em um verdadeiro personagem em romances, dramas, comédias ou histórias de ação.

Mas nem sempre é preciso horas para contar boas histórias e abordar temáticas fora dos clichês. É com poucos minutos que curtas-metragens são ótimas opções para entreter e ampliar perspectivas em meio à correria do dia-a-dia.
O NÃO ÓBVIO, portanto, separou vídeos para você dar o play agora mesmo e sair de casa com novos olhares para curtir a sua cidade ou qualquer outra que for visitar. Com curiosidades sobre Confira abaixo uma lista de cinco curtas, disponíveis no Youtube, para ver a cidade sob novas óticas.
1. The Future of Cities
Como serão as cidades do futuro? Idealizado e realizado por Oscar Boyson, em colaboração com o The Nantucket Project, The Future of Cities é um documentário sobre urbanidade, fruto de uma intensa pesquisa, que envolveu diferentes colaboradores e perpassou diversas cidades.
A ideia é promover um debate sobre quais modelos de cidade desejamos e quais necessitamos para um desenvolvimento sustentável nos próximos anos. Assim, Oscar Boyson percorre o mundo em busca de entender os problemas, soluções e tecnologias desenvolvidas em diferentes países.
Em um ritmo frenético e cheio de referências à cultura pop, o documentário propõe questionamentos e discute questões referentes a problemas urbanos, criação de tecnologia, valorização das tecnologias e saberes locais e desenvolvimento sustentável.
☌ Não esqueça de ativar a legenda do vídeo para assistir.
☌ Direção: Oscar Boyson
☌ Gênero: Documentário
☌ Lançamento: 2016
☌ Duração: 18 minutos
2. Arquitetura e o Ballet da Rua
Arquitetura e o Ballet da Rua é um curta que apresenta o Rio de Janeiro como um cenário para debater os modos como a arquitetura e o urbanismo interferem na vida dos moradores e na ocupação dos espaços públicos da cidade.
O modo como os edifícios e condomínios são planejados afeta a cidade para além da estética e da paisagem urbana. Diz muito sobre o modo como as pessoas se conectam entre si e também com o meio que as cerca, o modo como ocupamos, pensamos e entendemos a cidade.
Assim , de forma poética, retratando diferentes bairros da capital carioca, o curta discute o papel da arquitetura na construção de projetos de cidade.
O filme foi realizado pela Caradua Produções em parceria com a Urbana Rede de Pesquisa, a Universidade Federal Fluminense (Uff) e o CAU-RJ.
☌ Direção: Nina Tedesco
☌ Gênero: Documentário
☌ Lançamento: 2015
☌ Duração: 16 minutos
3. Grafiti Dança
Vencedor como Melhor Animação do Júri Popular de São Paulo no Anima Mundi em 2013, o curta exibe uma proposta criativa ao animar ilustrações de Grafiti nos muros de São Paulo.
Ao som de um bolero, o filme encanta ao fazer ilustrações percorrerem e dançarem pela cidade, em um ballet inusitado e divertido. De modo poético, a animação aborda a cidade como palco vivo, onde a arte pulsa e habita.
O curta pode trazer um novo olhar sobre as artes urbanas, além de rechear os telespectadores com as críticas e diversas reflexões sociais que as artes mostradas apresentam.
☌ Direção: Rodrigo EBA!
☌ Gênero: Animação
☌ Lançamento: 2013
☌ Duração: 6 minutos
4. A Céu Aberto
A Céu Aberto apresenta a cidade de Porto Alegre sob a perspectiva de artistas urbanos que enxergam na cidade um cenário de experimentação e expressão.
O filme acompanha as intervenções artísticas que se utilizam de elementos do cotidiano urbano para criar obras de arte nas ruas e ressignificar objetos.
Trazendo depoimentos, aliados as imagens das intervenções, levanta questionamentos sobre a arte, a democratização da arte, os usos e apropriações do espaço.
☌ Direção: Alexandre Kumpinski
☌ Gênero: Documentário
☌ Lançamento: 2008
☌ Duração: 7 minutos
5. Babilônia Norte
Dirigido por Renan Montenegro, o curta apresenta a relação que alguns moradores de Brasília estabelecem com a curiosa quadra comercial 205/06 da Asa Norte da cidade, no plano piloto, apelidada de Babilônia Norte.
Projetada pela arquiteta Doramélia da Motta, a quadra se estrutura em um design peculiar, com arcos geométricos e passarelas subterrâneas, cuja execução não se deu como planejado, se tornando uma região esquecida da cidade e ficando conhecida como “quadra estranha”.
No entanto, interessados por sua esquisitice, alguns moradores e artistas se empenharam em encontrar novos modos de ocupar e dar sentido à quadra, revitalizando-a.
O curta é feito para gerar reflexão sobre quaisquer cantos esquecidos das cidades, que podem ser espaços transformados em tesouros, principalmente se mostrar diferentes visões e vozes.
☌ Direção: Renan Montenegro
☌ Gênero: Documentário
☌ Lançamento: 2013
☌ Duração: 15 minutos
6. Pajerama
Melhor Curta de Animação do FestCine Amazônia e do Festival de Curtas de Sergipe, ambos em 2008, Pajerama é uma obra ficcional que traz reflexões sobre como o modelo ocidental de cidade se relaciona com o meio em que se insere.
A trama conta, portanto, com um debate (cada vez mais atual) sobre a necessidade do equilíbrio entre preservação e progresso. É uma obra para abrir olhares sobre construções desenfreadas e outros tantos pontos ditos como evolutivos na cidade. Será que são mesmo?
A história gira em torno de um índio que é surpreendido por um turbilhão de experiências ao se deparar com o surgimento de elementos estranhos em sua floresta.
Com discussões dos mistérios de tempo e espaço.
☌ Direção: Leonardo Cadaval
☌ Gênero: Animação/ Ficção
☌ Lançamento: 2008
☌ Duração: 9 minutos
7. SobreViver
A cidade é para todos? SobreViver é um curta documentário tocante que levanta questionamentos acerca do direito à moradia digna. A cidade retratada no filme é um ambiente de conflitos, desigualdade e precarizações.
Nele, os depoimentos de moradores de ocupações no Rio de Janeiro, líderes de movimentos sociais e ativistas, revelam aspectos da realidade cotidiana de quem vive a luta pela moradia com dignidade, sob as constantes ameaças de reintegração.
☌ Direção: Amanda Tavares e Equipe. Produzido no curso Narrativas e linguagem Audiovisual – Módulo documentário, sob supervisão geral de Bia Marques
☌ Gênero: Documentário
☌ Lançamento: 2016
☌ Duração: 13 minutos