Quem nunca se emocionou com desenhos animados? Há algo de profundamente encantador na animação de desenhos, que conseguem conceder movimento à traços, formas e cores de maneiras poéticas. Além de representações belas, essas narrativas podem apresentar de forma mais acessível e tocante alguns conceitos e ideias no cinema. São inúmeras as técnicas e abordagens possíveis.
Ao longo dos anos, desde sua origem nos teatros de sombra chineses, o cinema de animação tem sofrido transformações. Se em algum momento ele foi pensado como um divertimento infantil, atualmente tem superado as barreiras etárias.

Com diversos gêneros e cada vez mais com conteúdos que trazem de forma densa temáticas como relacionamentos amorosos, solidão, depressão, relações de poder e imperfeições humanas, algumas animações podem chegar a ser impróprias para crianças.
Doses de sexo e violência podem se misturar em longas animados com temas pesados socialmente e pontuados de formas aprofundadas. O NÃO ÓBVIO, portanto, selecionou alguns filmes de animação com roteiros cativantes e fortes que focam especificamente no público adulto.
Disponíveis em diferentes streamings e com formatos também estéticos diferenciados, esses filmes vão do drama à comédia, mas sempre om uma inteligência ímpar.
1. Com Amor, Van Gogh

Com Amor, Van Gogh é um filme visualmente encantador que se baseia nas obras de Vincent Van Gogh para narrar a vida do renomado pintor, em meio a uma aura de mistério detetivesca.
Um ano após o suicídio do pintor, Armand Roulin, à pedido de seu pai, viaja ao interior da França com a missão de entregar uma carta que Van Gogh teria escrito ao irmão Theo. Em sua jornada, o jovem Armand coleta relatos e passa a conhecer mais sobre a curiosa figura do artista. Assim, se engaja em uma investigação, colocando em dúvida a causa de sua morte.
A trama é envolvente, mas o que mais impressiona na obra são as técnicas empregadas que garantem um espetáculo de tirar o fôlego. Mais de 120 pintores trabalharam frame a frame, se valendo das técnicas utilizadas pelo artista para reproduzir a estética, cores e texturas características de Van Gogh, referenciando suas obras mais famosas. Imperdível para os amantes de arte.
☌ Onde assistir: Netflix
☌ Gênero: Drama biográfico + Suspense
☌ Duração: 95 min
☌ Ano: 2017
☌ Direção: Dorota Kobiela e Hugh Wekchman
☌ Elenco: Douglas Booth, Jerome Flynn, Saoirse Ronan e mais
☌ Nacionalidade: Reino Unido e Polônia
2. O Mágico

Vencedor como Melhor Filme de Animação da 23º Edição dos Prêmios de Cinema Europeu de 2010, O Mágico de Sylvain Chomet funciona como uma homenagem ao reconhecido roteirista francês Jacques Tati (1907 – 1982) ao utilizar como base um de seus roteiros inacabados.
A trama apresenta o senhor Tatischeff, um velho ilusionista, à moda antiga, que acompanha, em meados dos anos 1950, o continuo esvaziamento dos seus shows, sendo preterido por bandas de rock.
Sentindo sua arte ameaçada, o mágico se aventura em uma modesta turnê. É quando conhece Alice, uma menina escocesa, admiradora de seus truques, que se esconde em sua bagagem e passa a acompanhá-lo. Os dois passam, então, a estabelecer uma relação de afeto familiar.
Assim, com poucas falas, algumas doses humor e um ritmo tranquilo, o filme encanta pelo seu charme. Comovente e triste, a trama fala de amizade, altruísmo, decadência, amadurecimento e o eterno conflito entre gerações.
☌ Onde assistir: adquira o DVD
☌ Gênero: Drama
☌ Duração: 90 min
☌ Ano: 2010
☌ Direção: Sylvain Chomet
☌ Elenco: Laurent Kircher, Thierry Torres Rubio, Nic Debray e mais
☌ Nacionalidade: França e Reino Unido
3. Uma História de Amor e Fúria

O longa de animação nacional Uma História de Amor e Fúria acompanha a saga de Abeguar, um índio tupinambá que após o massacre de seu povo se transforma em um guerreiro imortal que percorre séculos em busca do amor de sua vida, Janaina, uma mulher forte que está sempre disposta a lutar pelos seus ideais.
Vivendo por mais de seiscentos anos, o guerreiro imortal experiência a possibilidade de reencontrar a amada nas várias reencarnações de Janaina. Ao longo do tempo, o Brasil é palco de suas tentativas para viver essa história de amor e suas desilusões.
Mas, além de um romance épico, Uma História de Amor e Fúria é um filme sobre história, sobre as diversas narrativas possíveis e as relações de poder que elas revelam. É sobre a necessidade de resistir frente às opressões, desigualdades e injustiças e o perigo de uma sociedade que esquece seu passado.
O romance dos protagonistas se entrelaça às tramas do país, desde a invasão portuguesa até um futuro distópico onde o Rio de Janeiro é controlado por milícias e a água é a grande riqueza disputada, passando por episódios relevantes como a Balaiada e a Ditadura Militar. Em momentos turbulentos como o nosso presente, o filme pode emocionar e convidar a refletir um pouco mais sobre a trajetória do país.
☌ Onde assistir: NOW
☌ Gênero: Ficção científica + Romance + Fantasia
☌ Duração: 75 min
☌ Ano: 2013
☌ Direção: Luiz Bolognes
☌ Elenco: Camila Pitanga, Selton Melo e Rodrigo Santoro e mais
☌ Nacionalidade: Brasil
4. Anomalisa

Michael Stone (voz de David Thewis) é um palestrante motivacional reconhecido que acaba de chegar à cidade de Connecticut para uma palestra. Ele segue do aeroporto direto para o hotel, onde entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar.
A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa (voz de Jennifer Jason Leigh), por quem se apaixona. O homem, casado e com filhos, vai ter que lidar, então, com as consequências do ato e a percepção de que tudo é uma escolha própria e atitudes que percebe como negativas são sempre problemas consigo, não havendo desculpas que se possa colocar nos arredores.
O filme foca nos detalhes do cotidiano e na complexidade das relações humanas, desde as mais distantes até as mais próximas. O protagonista é como um estranho que capta a superficialidade de diversos relacionamentos (vendo de fora) e cativa o espectador ao exibir situações comuns da vida por um ângulo que faz questionar o conceito de felicidade forjado pelo capitalismo.
☌ Onde assistir: Filmes do YouTube | Google Play
☌ Gênero: Drama + Comédia dramática
☌ Duração: 1h 31min
☌ Ano: 2016
☌ Direção: Charlie Kaufman, Duke Johnson
☌ Elenco: David Thewlis, Jennifer Jason Leigh, Tom Noonan
☌ Nacionalidade: EUA
5. Chico e Rita

Vencedor como Melhor Filme Animado de 2011 do Goya – premiação cinematográfica da Espanha, Chico e Rita vivem uma cativante história de amor que atravessa décadas e países.
A obra é contada por meio de memórias e flashbacks de Chico, um velho músico cubano que jamais esqueceu uma paixão. Chico e Rita se conhecem em um baile na charmosa Cuba em meados dos anos 1940, onde imediatamente se interessam um pelo outro. Ambos possuem uma amor em comum: a música. Ele, um sedutor e pianista entusiasta do Jazz, e ela, uma jovem cantora talentosa.
Ao longo dos anos, eles aprendem a enfrentar os ciúmes, as intrigas, separações, as dificuldades de tentar a vida em outro país, a xenofobia e o racismo, os percalços e as coincidências, além do peso das escolhas e decisões na busca por um sonho.
A animação, dirigida por Fernando Trueba, possui imagens encantadoras das cidades, lugares e situações, com cores vibrantes e uma trilha sonora fascinante, para aquecer os corações dos amantes de jazz, bolero e músicas de amor.
☌ Onde assistir: Amazon Prime Video
☌ Gênero: Romance
☌ Duração: 98 min
☌ Ano: 2010
☌ Direção: Fernando Trueba, Javier Mariscal
☌ Elenco: Eman Xor Oña, Limara Meneses, Estrela Morente e mais
☌ Nacionalidades: Espanha e Reino Unido
6. O Conto da Princesa Kaguya

O longa de animação é uma produção do Studio Ghibli que se inspira na narrativa popular japonesa O Conto do Cortador de Bambu para apresentar a jornada da jovem Kaguya, desde o momento em que ela é encontrada por um velho camponês em uma floresta de bambu e também durante a sua transformação em uma nobre princesa.
A trama aborda os dilemas de uma menina que desde muito cedo precisou aprender a se adequar às imposições, desejos e padrões da sociedade e de seus pais, que acreditavam saber mais da felicidade da filha do que a própria Kaguya.
Por meio de imagens belíssimas, o filme trata com sutileza questões referentes à liberdade, solidão, ganância, apegos materiais, depressão e aborda de forma crítica o silenciamento e opressão das mulheres em um sistema patriarcal.
Com oscilação entre diferentes cores e luzes, a estética da animação acompanha as emoções da protagonista. O filme é visualmente encantador, além de possuir uma trama comovente sobre os sentimentos e falhas humanas.
☌ Onde assistir: adquira o DVD
☌ Gênero: Fantasia + Drama
☌ Duração: 137 min
☌ Ano: 2013
☌ Direção: Isao Takahata
☌ Elenco: Aki Asakura, Kengo Kora, Takeo Chii, Nobuko Miyamoto e mais
☌ Nacionalidade: Japão