Para quem conhece a capital inglesa, é difícil falar dela sem lembrar dos seus pontos turísticos tradicionais, como é o caso da London Eye, do Big Ben, do Hyde Park e do Buckingham Palace.
Mas que tal descobrir uma outra Londres? A cidade surpreende e encanta com tesouros escondidos em meio à natureza. E, de quebra, esses e outros tantos cantos ganham ainda mais cor em julho, já que apesar do mês ser frio no Brasil, ele é o prosseguimento do verão na Europa, que é iniciado em junho. Na fase, os turistas costumam comentar que o clima fica ainda mais alegre, mesmo que as temperaturas não cheguem a 30 graus.
Repleto de arte, o local consegue exalar poesia mesmo em meio às ruas e jardins. Os teatros, bares, exposições e museus guardam diversas curiosidades históricas para quem quer conhecer a cultura em Londres. A cidade é um dos maiores destaques globais (ao lado de Nova Iorque, Tóquio e Paris) e um dos mais importantes e influentes centros financeiros do mundo.
Para quem está indo pela primeira vez para o país e quer ver algo além do roteiro tradicional – ou mesmo se já esteve na cidade e está à procura de lugares novos –, o NÃO ÓBVIO separou espaços artísticos e refrescantes que são frequentados pelos próprios londoners e que vão fazer qualquer lista cultural fugir dos clichês.
1. Hill Garden and Pérgola | No Instagram
O Hill Garden & Pérgola está situado em Hampstead, bairro por si só vale a visita, conhecido por sua vocação artística e cultural, suas belíssimas mansões e pelo Hampstead Heath, parque montanhoso longe do burburinho de Londres, cercado de calmaria e cenários deslumbrantes.
A Pérgola foi construída por volta de 1904, pelo magnata e filantropo, amante do paisagismo, Lord Leverhulme. Dono de um casarão na extremidade de Hampeasted Health, denominada Hill, o Lord decidiu construir a pérgola ao estender os domínios de sua propriedade e fazer dela um legado, um lugar para festas ao ar livre e onde amigos e familiares pudessem aproveitar as agradáveis noites de verão com vista para os belíssimos jardins.
O local é uma passarela circundada de flores e trepadeiras e embora hoje já não tenha o brilho do passado, o espaço conserva um encanto e uma atmosfera mágica em meio a natureza. A Pérgola é uma das locações preferidas para casamentos e sessões de fotos profissionais, especialmente na primavera e verão quando as flores deixam o cenário ainda mais impactante. Passeios pelos jardins ou um piquenique com amigos são algumas das opções para curtir o local.
☌ Localização: North End Way – London NW37EX.
☌ Como chegar: as estações de metrô mais próximas são a Hampestead e Golders Green.
☌ Horário de funcionamento: das 8h30 às 20h15.
☌ Preço: entrada gratuita
☌ Para saber mais: site
A imagem de abertura da matéria é do Hampstead Hill Gardens.
2. Petersham Nurseries Richmond | @petershamnurseries
O Petersham Nurseries Richmond é uma mistura de floricultura e viveiro, loja de decoração, café/teahouse e um restaurante ao ar livre com um paisagismo incrível e piso de chão batido, na exuberante área de Richmond, próximo ao rio Thames.
O espaço totalmente conectado à natureza oferece uma experiência singular aos visitantes que podem passear pelos diferentes ambientes do Petersham, contemplando os detalhes que deixam nítido o cuidado dos proprietários e funcionários para proporcionar muito mais do que uma bela refeição.
Tudo acontece como se o turista estivesse dentro de uma pequena fazenda em Londres. A casa resgata a importância do contato com a natureza e a preservação do meio ambiente.
Uma boa pedida ao deixar o Petersham Nurseries Richmond é fazer uma bela caminhada até o Thames – curso de água do sul da Inglaterra que banha Oxford e Londres e desagua no mar do Norte.
☌ Localização: River Lane, Richmond, Surrey, TW10 7AG
☌ Como chegar: o ideal é ir de metrô até Richmond e depois pegar o ônibus ou táxi até o local.
☌ Horário de funcionamento: de segundas a sábados, das 9h às 17h. Nos domingos, das 11h às 17h.
☌ Preço: entrada gratuita para visitantes. Se quiser almoçar ou jantar no local, recomenda-se reservar com antecedência e os preços variam de £41 a mais.
☌ Para saber mais: site
3. Piscinas Naturais em Hampstead Heath | No Instagram
Londres é famosa pelos dias nublados e a chuva fina, mas no verão a cidade tem dias lindos de sol e nada melhor para espantar o calor do que um mergulho no estilo dos londrinos. O Hampeasted Park, que mais se assemelha a um bosque, é também conhecido por seus “ponds” ou piscinas naturais em suas lagoas.
E três dessas piscinas naturais são liberadas para o banho com direito a escadinha e salva-vidas, mediante ao pagamento de uma taxa de aproximadamente 3 libras.
Ainda é possível escolher onde vai ser o seu mergulho ‘in natura‘, se na piscina mista ou nas opções para homens e mulheres separadamente. Uma outra dica fica para depois de ir ao Hampeasted Heath mergulhar nas piscinas naturais: logo perto fica o Kenwood House, um casarão transformado em museu, situado bem no meio do parque e pouco conhecido pelos turistas. O espaço ostenta uma bela coleção de arte e uma arquitetura incrível, sendo mais uma das gratas surpresas do local.
☌ Localização: Hampstead Heath, NW5 1QR North London
☌ Como chegar: Linhas de metrô: Hampeasted Heath (overground) Golden Green, Hampstead e Kentish Town (Nothern line) e Gospel Oak.
☌ Horário de funcionamento: aberto 24h.
☌ Preço: entrada no parque gratuita e para a piscina o visitante paga uma taxa em torno de £2.00 por adulto. Quem deseja conhecer a Kenwood House e apreciar sua vasta galeria de arte, precisa desembolsar em torno de £17.00 por pessoa.
☌ Para saber mais: site
4. The Line Sculpture Trail: London’s First Art Walk | No Instagram
A The Line é um espaço de exposição de arte a céu aberto, criado em 2015, que tem como objetivo promover a interação do público com arte moderna e contemporânea, impulsionando a cultura e o turismo em uma área menos conhecida da cidade.
O local segue a linha do Meridiano de Greenwich, que vai de North Greenwich a Stratford, entre a Greenwich Península (The O2) e o Queen Elizabeth Olympic Park. Ao longo da linha, os visitantes podem apreciar esculturas fabulosas e gigantescas. Algumas das obras estão em exposição permanente e outras em exibição temporária. Mais uma bela opção de passeio ao ar livre, curtindo os dias de sol na cidade.
☌ Localização: 0AX, Olympian Way, London, Reino Unido
☌ Como chegar: Estações de metrô próximas a The Line. | Bromley-By-Bow | Hammersmith & City and District Lines Canning Town | Jubilee Line and DLR North Greenwich | Jubilee Line, Emirates Air Line and Thames Clipper Pudding Mill Lane | DLR Royal Victoria | DLR and Emirates Air Line Star Lane | DLR Stratford | Jubilee and Central Lines, DLR, Overground and Mainline (NB. approx. 20 minute walk to the start of The Line) Stratford High Street | DLR.
☌ Horário de funcionamento: aberto 24h.
☌ Preço: entrada gratuita
☌ Para saber mais: site
5. The Ship Wandsworth Pub | @theshipwandsworth
Chegou a hora dos bons drinks, ainda mais para refrescar o calor europeu, e a sugestão é experimentar o Pimm’s em um dos muitos Pubs espalhados pela cidade. O Pub é um dos lugares favoritos dos londrinos no verão e uma visita imperdível para quem vai à cidade.
O The Ship Wandsworth tem vista para o Thames e um amplo espaço ao ar livre com jardim e pérgola, criando um ambiente perfeito para os dias mais quentes. Nada mais britânico do que uma ida ao pub no fim de tarde, para jogar conversa fora e saborear um copo de Pimm’s.
A bebida exclusiva do verão britânico foi criada por James Pimm, no ano de 1823, é uma mistura secreta de gin, especiarias e frutas cítricas que logo se tornou a bebida oficial do verão na Inglaterra e é servida em ocasiões formais e eventos ao ar livre como o famoso Torneio de Wimbledon. Experimentar Pimm’s é algo que não pode faltar na lista do turista que deseja vivenciar a rotina dos londoners.
☌ Localização: 41 Jews Row, Wandsworth, London SW18 1TB, Reino Unido.
☌ Como chegar: Metrô ou Tube para os Ingleses. | Wandsworth Town.
☌ Horário de funcionamento: das 11h às 23h, em todos os dias da semana.
☌ Entrada: gratuita e o preço do Pimm’s a partir de £5.00 por copo.
☌ Para saber mais: site