O trabalho dos escritores acaba sendo algo, no mínimo, curioso para qualquer um – seja por eles conseguirem causar identificações e questionamentos profundos nos leitores ou seja pela capacidade de tirarem os leitores de algumas duras realidades. Não é à toa que uma imensurável gama de produções cinematográficas retratam a vida de quem se dedica a expressar e criar histórias.
Com narrativas emocionantes e divertidas, o fascinante mundo dos autores conseguem ganhar profundidades e curiosidades sanadas em produções trazidas para a telona. O processo de criação, identificação de seu público, a fama e pressões da sociedade e como todos esses temas refletiram em suas vidas pessoais são alguns dos assuntos explorados.
Nas tramas, é possível conferir histórias reais e fictícias que abordam os prazeres e desprazeres do trabalho, bem como autores que buscam suas vozes e reconhecimento através de suas produções.
O NÃO ÓBVIO selecionou (sem ordem de preferências) sete longas que retratam e trazem diferentes e importantes reflexões sobre o universo dos escritores. Confira:
1. Colette
A trama é uma cinebiografia da francesa Sidonie Gabrielle Colette, romancista que lutou por reconhecimento e igualdade.
Casada com o editor Willy (Dominic West), Colette (Keira Knightley) foi convencida pelo marido a escrever um livro usando sua adolescência como inspiração. Claudine, o título do resultado de suas memórias, foi publicado no nome de Willy e se tornou um best-seller em seu país.
A pressão para continuar produzindo como escritora fantasma de seu marido e a falta de reconhecimento pelo seu trabalho, levaram Colette a questionar os padrões sociais e conceitos de gêneros de época.
Dirigido por Wash Westmoreland, de Para Sempre Alice, o filme conta com a atuação brilhante de Keira Knightley no papel principal e diálogos poderosos.
A foto de abertura desta matéria é a reprodução de uma cena do filme.
☌ Disponível online pelo Google Play e pelo YouTube Filmes.
☌ Direção: Wash Westmoreland
☌ Elenco: Keira Knightley, Fiona Shaw, Dominic West
☌ Gênero: Biografia/Drama
☌ Lançamento: 13 de dezembro de 2018
☌ Duração: 1h51
2. O Fim da Turnê
Lançado em 2015, o filme do diretor James Ponsoldt é baseado no livro Although Of Course You End Up Becoming Yourself: A Road Trip with David Foster Wallace (sem tradução para o português), escrito pelo jornalista David Lipsky, que conta a história sobre os dias em que acompanhou o escritor americano David Foster Wallace durante a turnê de lançamento de seu livro, A Piada Infinita, publicado em 1996.
Estrelado por Jason Segel e Jesse Eisenberg, a trama explora através da longa entrevista a personalidade do escritor americano que tinha dificuldades para se relacionar e lidar com sua solidão, suas inspirações, medos e questionamentos.
A produção recebeu duas indicações ao Independent Spirit Awards de 2016: Melhor Roteiro, para Donald Margulies e Melhor Ator, para Jason Segel.
☌ Disponível online pelo NOW e pelo YouTube Filmes.
☌ Direção: James Ponsoldt
☌ Elenco: Jason Segel, Jesse Eisenberg, Anna Chlumsky
☌ Gênero: Drama/Biografia
☌ Lançamento: 15 de novembro de 2015
☌ Duração: 1h46
3. Ruby Sparks (A Namorada Perfeita)
Dos mesmos diretores de Pequena Miss Sunshine, Ruby Sparks – A Namorada Perfeita acompanha a história de Calvin Weir-Fields (Paul Dano), um jovem escritor consagrado que tem que lidar com seu bloqueio criativo ao começar a escrever seu novo livro.
Lidando com problemas também na vida pessoal, Calvin busca uma solução na terapia. E é em uma das atribuições dada por seu psicólogo, que nasce Ruby Sparks, personagem feminina criada pelo escritor como sua personificação de namorada ideal.
Abordando temas como solidão e estereótipos femininos (que podem servir como boas críticas sociais), o divertido roteiro é assinado pela atriz Zoe Kazan, que dá vida à namorada imaginária e faz sua estreia como roterista no cinema.
☌ Disponível online pelo YouTube Filmes, Itunes e Google Play.
☌ Direção: Jonathan Dayton, Valerie Faris
☌ Elenco: Paul Dano, Zoe Kazan, Annette Bening
☌ Gênero: Comédia
☌ Lançamento: 12 de outubro de 2012
☌ Duração: 1h44
4. Trumbo: Lista Negra
Trumbo: Lista Negra é uma cinebiografia que narra a história de Dalton Trumbo, roterista americano responsável por filmes consagrados como A Princesa e o Plebeu. Sua trajetória ganha um novo rumo quando o escritor se recusa a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do congresso de seu país. Trumbo é perseguido, preso e entra para a lista negra do governo, tendo que publicar seus histórias com pseudônimos.
Interpretado pelo brilhante Bryan Cranston, o papel de Dalton Trumbo rendeu ao ator uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em 2016.
☌ O longa está disponível online pelo Telecine Play.
☌ Direção: Jay Roach
☌ Elenco: Bryan Cranston, Diane Lane, Helen Mirren
☌ Gênero: Biografia/Drama
☌ Lançamento: 28 de janeiro de 2016
☌ Duração: 2h04
5. Violette
Lançado em 2014, o longa é uma cinebiografia de Violette Leduc, escritora e feminista francesa do século passado. Lidando com a rejeição desde o início da vida, o filme apresenta a trajetória da autora em busca de sua liberdade e sua própria voz através da escrita.
Suas publicações trazem temas importantes ligados aos seus conflitos de gênero e a sexualidade feminina. Com apenas duas de suas publicações traduzidas para o português, quem se interessar pela historia da autora pode encontrar sua principal obra e autobiografia, A Bastarda, apenas em sebos, já que a obra está fora de catálogo.
☌ Disponível no streaming Looke ou pelo iTunes.
☌ Direção: Martin Provost
☌ Elenco: Emmanuelle Devos, Sandrine Kiberlain, Olivier Gourmet
☌ Gênero: Biografia/Drama
☌ Lançamento: 28 de agosto de 2014
☌ Duração: 2h19
6. Cala a Boca, Philip
A comédia dramática Cala a Boca Philip conduz a história do jovem escritor Philip Lewis Friedman (Jason Schwartzman), autor de um romance de sucesso e prestes a publicar seu segundo livro. Infeliz em sua nova rotina, ele aceita o convite de seu ídolo, Ike Zimmerman (Jonathan Pryce), um autor famoso nos anos 1980 e 90, para passar alguns dias em sua casa de campo.
A mudança e a conivência entre os escritores geram reflexões para Philip que mudam o rumo de sua jornada profissional e questionam ideais de sucesso e felicidade.
☌ Disponível online pelo YouTube Filmes e pelo Itunes.
☌ Direção: Alex Ross Perry
☌ Elenco: Jason Schwartzman, Elisabeth Moss, Jonathan Pryce
☌ Gênero: Comédia dramática
☌ Lançamento: 7 de maio de 2015
☌ Duração: 1h48
7. Poderia Me Perdoar?
O longa mais atual e provavelmente o mais conhecido da lista – e favorito de muitos da equipe do NÃO ÓBVIO – traz Melissa McCarthy, consagrada atriz comédia, dando vida a personagem Lee Israel no drama Poderia Me Perdoar.
Baseado numa história real, o longa narra a história da autora americana, que chegou a ter livros publicados na lista dos mais vendidos do New York Times, mas o fracasso nas vendas de suas novas publicações transformou o rumo de sua carreira.
Com problemas financeiros, Lee Israel decide forjar e vender cartas de personalidades já falecidas. O negócio dá certo e escritora entra para o mundo criminoso da falsificação.
O filme recebeu três indicações ao Oscar 2019: Melhor atriz para Melissa McCarthy, Melhor ator coadjuvante para Richard E. Grant e Melhor Roteiro adaptado para Nicole Holofcener e Jeff Whitty.
☌ Disponível online pelo Google Play e pelo YouTube Filmes.
☌ Direção: Marielle Heller
☌ Elenco: Melissa McCarthy, Richard E. Grant, Dolly Wells
☌ Gênero: Comédia dramática
☌ Lançamento: 07 de fevereiro de 2019
☌ Duração: 1h46